sexta-feira, 20 de julho de 2018

É um avião? Não, é a Depressão...

 Se você está lendo este artigo é porque já estou melhor.
É dificil falar sobre mas acho que pode ajudar outros.
Não é uma tristeza, nem uma melancolia ou chateação.
Na tentativa de descrever a depressão, tenho que, pelo menos pra mim, é uma Paralização Diante do que Antes era Normal. (eu criei o termo PADIAN rs)
Seu corpo simplesmente não responde. Sua mente fica em suspense como computador que trava.
Se você é sociável, de repente perde a vontade de ver ou se reunir com as pessoas.
O que antes lhe dava prazer e estava na sua rotina, para de fazer sentido.
Vejo o mundo, entendo o mundo com clareza, mas não me motivo em participar dele.
No trabalho a coisa piora pois começamos a postergar trabalhos simples.
Paralisamos na frente da tela em branco do computador.
Outro sintoma é não querer falar com clientes e colegas.
As coisas se acumulam e você tem a solução para todas elas, porém, simplesmente não as toma.
A depressão é uma enfermidade que afeta o agir.
O carro se aproxima e você não liga de ser atropelado. Falta aquela substância que diz pra mente: F... faz alguma coisa!
Quando garoto, ouvi a celebre frase da filosofia universal: "Existe um abismo entre ação e pensamento".
Talvez a depressão seja estar no lado do pensamento e não ter vontade de ultrapassar o abismo para encontrar a ação.
Mas não há vida sem ação, e aí está o perigo silencioso desta enfermidade.
O ultimo sintoma que irei citar aqui é o isolamento.
Um sentimento de "não quero incomodar", "ninguém tem nada a ver com isso", "é algo pessoal"...
Estamos em uma sociedade cética, cada vez mais longe do sentido de RELIGARE.
Deus, ainda é o conceito mais extraordinário da humanidade.
Nele aprendemos que estamos todos conectados como irmãos.
Então, se está acontecendo comigo, também está acontecendo com meu irmão.
Não se isole.
Fale, grite. Encha o saco de paciência dos seus, pois eles estão aqui pra isso.
Se você está lendo este texto, é porque estou melhor ao ponto de conseguir escreve-lo e não apagá-lo como fiz em outras incontáveis vezes.
Se está lendo, talvez precise falar sobre o assunto.
Então estamos juntos e juntos vamos reconstruir a ponte deste abismo.
O mundo não voltará a ser colorido como nos tempos em que bastava a capa para voar, mas pelo menos estaremos aqui,  juntos perguntando: é um pássaro? é um avião?
Não sei o que é, mas que bom estarmos olhando juntos...

*Dr Helton Fesan*

2 comentários: