quarta-feira, 8 de agosto de 2018

PROCESSO PRA QUE?



Quando entrar em um Processo Judicial o que busca?

o processo é sempre uma peleja, uma briga cortês, um combate civilizado, mas, sempre será um combate.
Daí é necessário se perguntar o que se espera dessa briga, dessa luta.

Lembro da famosa máxima Cristã: "Se Deus é por nós, quem será contra nós?"
Uma frase cristã inspiradora que pode inspirar o seguinte raciocínio: Se sou Cristão estou com a razão pois estou com Deus, estando com Deus não haverá que me faça frente.
Mas isto é mero Sofismo.

Para os não introduzidos nos termos filosóficos, sofismo é a astúcia de usar argumentos lógicos para dizer inverdades. Uma sutileza muito usada pela humanidade desde que o mundo é mundo.
Para melhor entender a verdadeira essência da frase judaico cristão, vamos citar os Incas, politeístas que desconheciam solenemente o judaísmo cristão, e que ao invocar seus Deuses antes da batalha diziam:
"Que a vossa mão esteja a serviço do justo, seja eu, ou não".

Dá pra repensar muita coisa sobre justiça, República, debates jurídicos e políticos.

No fim, o sistema judiciário é mais parecida com os Deuses Incas, pois ao entrar em um processo deve se esperar a justiça e não a vitória.
Se a justiça estiver comigo, a vitória também estará, se não…

Alguns perguntarão: E quando estou certo do meu direito e mesmo assim, a justiça me falta?
Daí amigos, lembremos que homens não são Deuses, nem Incas, nem Cristãos, nem deus algum.

O sistema judiciário não comporta os três pontos essenciais para ser um Deus: Oniciência, Onipresença e Onipotência.
Isto significa que não sabe de tudo, não estará nem alcançará todos os lugares e mesmo alcançando não punirá todos os culpados.

A justiça dos homens é limitada e só enxerga o que os homens conseguem lhe mostrar e, infelizmente, em alguns casos, só enxerga o que convém enxergar.

Assim, ao contratar um advogado, espere receber a justiça dos homens, que será sempre uma justiça mirrada diante das conquistas divinas.

Também busque um bom advogado e lhe forneça o máximo de possibilidades e recursos para que ele  vá a justiça e complete tudo que ela não vê e não alcança.
Por fim, seja paciente, pois uma vez que a justiça não é onipresente, certo que não estará sempre disponível, ou seja, pode demorar.

Helton Fesan, advogado e escritor.

4 comentários: