sexta-feira, 2 de setembro de 2011

EXCELENTÍSSIMOS SENHORES


Excelentíssimos Senhores



Com a cabeça cheia como são as cabeças cheias de idéias fareja no computador o fio de idéia, a faísca de genialidade que lhe dê o resultado de vitória para o duvidoso.


Não tem certeza do ganho, das flores e sabe que não terá aplausos, mas não consegue desligar-se da presa.

“Por amor ao debate”.

Esta expressão tantas vezes usada, tantas vezes escrita em iniciais e contestações lhe acende os sentidos de animal de fórum, de gladiador de causas e agora em frente ao papel digital oferecido pelo Word tenta responder a provocação do colega de OAB que nem conhecia e que nunca tinha visto, mas, que sabia que igual a ele era um animal de fórum, um gladiador de idéias, um amante do debate.

“SÍNTESE”

Diminuta.
Flecha que viaja por traz dos montes.
Certeira.
Pensada e lançada pensando o longe.

“DOS FATOS”.

A história é contada por quem venceu a guerra e antes mesmo do ecoar da trombeta o vencedor já deixa escapar a sombra do sorriso. Conta nas linhas retas os fatos tortos trazidas pelo cliente incerto a história exata da verdade, pintando o quadro como artista que entende de seu ofício, jogando com luzes, cores e temperaturas para obter a imagem que melhor lhe convém.

“DO DIREITO”

Ao que pese os olhos cansados de letras, os ouvidos viciados em sermões, a sagacidade e os ensinamentos de doutrinadores e doutrinados, chega o momento ansiado.
As espadas esgrimam e o combatente mostra seu valor ao honrar a causa, a justiça e o adversário que, como ele, ama o som do metal encontrando-se no ar e ecoando no tempo sem fim.

“DO PEDIDO”

Golpe de razão na barriga do verdadeiro algoz que são os dissabores da lida.
Clamor de humildade por justiça e pelo justo ganho do patrono.
Devolução ao justo do bem da vida em forma de pedido.
Dá à arena os cumprimentos de praxe.
Excelentíssimos Senhores sem certeza dos honorários, das flores e sem aplausos.

Data e assina teu mister.

Advogado, um forte.

Um comentário:

  1. Esses poemas e esses assuntos. Nunca tinha visto combinação assim, e que ficasse tão bem articulado, com uma visão arguta dos agentes e conteúdos do direito. Mostra tanto a perfeita integração com o seu universo quanto uma percepção poética de ótima qualidade. Bacana.

    ResponderExcluir