quarta-feira, 17 de maio de 2017

Debate sobre Igualdade OAB Santo André





Não era 13 de maio. Na verdade era 17 de maio de 2017.
O país continua dividido, ou ao menos artificialmente dividido.
Enquanto as notícias da mídia oficial dão conta de dividir pessoas, opiniões, acesso e conhecimento em duas bandas de uma única laranja, uma outra mídia, menos badalada e acessada tenta entender o mundo de forma mais coerente desafetada.
Na sala de reuniões da OAB de Santo André não reunimos especialistas, doutorados e PHD´s, não haviam antropólogos ou cientistas sociais e políticos, mas apenas 5 pessoas interessadas em entender em que pé anda a igualdade no nosso país.
Mais que isso.
Cinco pessoas genuinamente interessadas pela vida uns dos outros. Interessadas em saber se isso estava doendo, se ainda doía e se podia fazer algo para ajudar. Dr Maida, Diretor da OAB e advogado militante de muitos anos. Cabelos brancos, voz tranquila e aquele bom senso que nos conforta. Drª Alice, advogada e presidente da Comissão de pessoas com Deficiência, também na melhor idade nos brindou com 15 anos de experiência na ajuda ao próximo e mesmo assim os olhos brilhavam ao ouvir cada intervenção, cada raciocínio.
Rosana, com tantos anos de Militância no Movimento Negro participando da entidade Negra Sim, grande com seu rosto negro iluminado e terno nos ensinava que a vida tem sim mais que dois lados e que nem sempre ela é boa çpara quem deu a má sorte de estar do lado errado do que chamamos de oportunidade. Aliás, aprendi a origem de oportunidade com o Moçambicano José, que trouxe a experiência de um imigrante, e não sequestrado africano, no Brasil, com seu sotaque português e sua riqueza no trato.
Foi uma tarde diversa em que se falou de igualdade de uma maneira interessada e entre iguais, mesmo que tão diferentes.
Gratidão.


Helton Fesan

Nenhum comentário:

Postar um comentário