quinta-feira, 14 de julho de 2016

SINUCA DE BICO, CAMPANHA E IDEOLOGIA.

Quem já dedicou tempo em uma mesa de sinuca conhece bem a expressão sinuca de bico.
Ela ocorria quando a bola se acomodava de uma maneira que os “bicos” da caçapa não lhe davam opção de direção, ou se ia em frente ou se caia na caçapa.
Indo em frente poderia acertar sua própria bola ou bola nenhuma e o resultado novamente seria a caçapa.
Ou seja, se perdia de todo modo.
A estratégia na sinuca é atacar defendendo-se. Matar as bolas do adversário sem expor as suas.
Me parece que podemos fazer um paralelo com a  sinuca e a política. Em época de campanha (e pré campanha para os mortais como eu), vemos muitos querendo matar nossas  pobres e desprotegidas bolas e todos defendendo suas próprias bolas com todas as forças.
Há também, claro, quem não tem mais bolas nem para matar nem para defender.
De minha parte escolhi uma ideologia agressiva para as regras atuais do jogo. Não trocar favores, não comprar votos, não pedir votos por pedir, não fazer parte do mercado informal eleitoreiro.
Isto significa que quase todos os dias vejo minha bola esnucada em uma incomoda sinuca de bico.
Pessoas que pedem de maneira aberta favores em troca do seu importante apoio, que cobram pequenos tráficos de influência em favor de pessoas ou de grupos prometendo reuniões pomposas e numerosas com lideranças de todos os tipos e credos.
Deve haver uma tabela oculta para classificar tais reuniões, mas é difícil saber, pois tudo é meio que subentendido. Quanto vale uma palavrinha no púlpito? Botar uma palavra no terreiro? um chá da tarde na casa da vizinha que vende coisas e conhece todo mundo? uma conversa com a diretora da escola? Enfim… A lista é infinita.
Mas veja que tal mercado faz parte de uma ideologia arraigada e nefasta que nos diz que o voto é algo negociado. Assim, votamos no cara mais legal e o cara m ais legal é aquele ou aquela que “ajuda” mais as pessoas.
A verdade que podemos negar, que podemos fingir que é outra coisa, que podemos inventar eufemismos mas, em verdade ISTO É COMPRA DE VOTOS.
E tudo que compramos, nos pertence.
Então meus amigos e talvez futuros eleitores (lembrem-se que ainda não estou em campanha) para deixar minhas bolas em situação menos incomoda e fora da sinuca quero declarar aqui para todos:
“Durante este período eu, pré candidato a Vereador da cidade de Santo André, para que não se dê a impressão de compra de voto ou troca de favores, e para que mantenha a certeza que todos  os votos que irei conquistar se darão de maneira livre e desimpedida, sem vícios de consentimento de qualquer espécie, não poderei: a) Prometer cargos futuros no meu gabinete em caso de ser eleito; b) Doar jogos de camisa de futebol; c) Doar prendas, valores, ou qualquer outro recurso para festas e atividades de comunidades das quais  eu não faça parte ou frequente de maneira assídua à mais de 2 anos; d) Fazer qualquer tipo de favor ou doação  que tenha a natureza de ganhar a simpatia de pessoas que eu não conheço ou, conhecendo, dê a impressão que tentam tirar proveito da condição de pré candidato em que me encontro.”
Então estamos conversados e esclarecidos. Peço desculpas se fui indelicado na tacada, mas quando estamos em sinuca de bico, fechamos os olhos e batemos com força pra ver se a sorte nos dá a mão.


Seu amigo Helton Fesan

#boraprapista

Um comentário: