quarta-feira, 15 de março de 2017

O que não se fala sobre a Reforma da Previdência?

Primeiro uma constatação: A esmagadora maioria das pessoas que se aposentam, continuam trabalhando, ou no mesmo emprego ou em outro.
Aí pensamos: Se a pessoa continua trabalhando depois de se aposentar, porque se incomoda tanto com o aumento do tempo de contribuição?
A questão é que não é pelo trabalho, é pelo dinheiro.
Acontece que aqui se ganha tão pouco em relação ao que se tem que pagar que as pessoas anseiam por uma renda extra e vitalícia para complementar a renda dá labuta diária. E não importa a categoria: Advogados, professores, médicos, operários, cozinheiras... Todos ganham mal em suas respectivas funções e proporções.
E o que é ganhar mal?
Ganhar mal é ter um ganho que não consegue suprir o mínimo necessário para se viver dignamente.
E o que é o mínimo necessário para se viver dignamente?
Alimentação, educação, saúde, saneamento, cultura...
E quem é o maior fornecedor dos itens básicos e por que cobra tão caro?
O governo que é incompetente e corrupto em todas as suas esferas.
Com isso fechamos o ciclo de desespero dá Reforma dá Previdência.
Cabe ainda dizer que a Previdência não foi concebida para o conforto de quem trabalha, e isto basta analisar o nome (INSS) para perceber Instituto Nacional de Seguridade Social.
Notem que é uma entidade de doação. Uma entidade assistencial, voltada para os pobres e necessitados. Ironicamente ela começou a falir porque o nosso Estado conseguiu aumentar em muito o número de pobres e necessitados, quebrando a pirâmide assistencialista.
Se você é um profissional, sua luta deve ser para não ser um dos Necessitados que dependem do INSS na velhice. Lutar por menos impostos e mais qualidade nos serviços públicos para que seu ganho não seja consumido por itens que você já paga nos impostos.
Quando vejo o desespero de profissionais para garantir uma aposentaria via INSS, percebo o quanto empobrecemos enquanto nação, enquanto povo.
Enfim, devemos discutir sim a previdência e aperfeiçoar seu modo de funcionamento. Mas não deveríamos nem de longe desejar depender dela para nossa velhice.
E lá nave vá...
#boraprapista

Nenhum comentário:

Postar um comentário