terça-feira, 24 de agosto de 2010

LIDERANÇA


O que antecede um líder
As pessoas buscam diariamente, incessantemente, obsessivamente o destaque. Por isso é tão importante para elas ser um líder, pois, o líder se destaca, aparece, se diferencia… mas… Não estão estas pessoas buscando o certo pelos motivos errados? Querer a liderança como um elemento de status é uma atitude ética?
Na verdade a frase "eu quero ser um líder" me soa tão vazio quanto dizer eu quero ser nada. Se a busca é tão somente pela liderança, temo dizer que você está no caminho errado.
Você não precisa ser um líder (no sentido de comando) para ser um vencedor. Bons profissionais são vencedores estejam eles em cargos de chefia ou não. Saber ser comandado e executar um trabalho com precisão são qualidades preciosas e disputadas no mercado de trabalho.
Basta olhar os exemplos esportivos. No vôlei, no futebol, os atletas brilham ao ajudar suas equipes e são lembrados e festejados pelos torcedores, porém não são todos líderes, na verdade, destacam-se aqueles que sabem ser liderados.
É necessário se ter uma meta, um objetivo. É preciso querer realizar algo, atingir um fim maior e considerar que para atingir este fim será necessário o envolvimento de outras pessoas; e que estas pessoas precisarão de um líder; e que talvez este líder possa ser você.
Percebeu o raciocínio? Se ao pronunciar a frase "eu quero ser um líder" você pulou algum dos estágios anteriores, bem provável que sua motivação seja tão somente um ato de egoísmo. Sonhe alto, mas lembre-se que liderança e status são conseqüências. Trabalho e meta são os principais.
A fábrica de líderes enlatados
Essa busca em mostrar que se é um líder desenvolveu o que chamo de “fabrica de líderes enlatados”. Basta vasculhar a internet, ou prateleiras de livros de auto-ajuda ou cursinhos de administração que encontraremos algumas receitas prontas para se tornar um líder. Aperte tal botão e terá tal resultado. No seu caso específico, qual a serventia e característica de uma liderança necessária.
Digo que cada caso é único e não se pode ter receitas prontas para criar um líder. Se esta é sua necessidade (tornar-se um líder para realizar algo) vá além e trilhe o caminho que os grandes trilharam. Não se conforme com a leitura rasa. Aprofunde-se nos teóricos e aplique estas teorias na vida prática.
Não seja manipulado. Todos nós gostamos de metáforas, mas, entendida a mensagem é hora de se aprofundar. Fuja da fábrica de líderes enlatados encarando os desafios de forma técnica e aprofundada. Liberte-se!
Dê o grande salto (Yucumã) e transpasse o abismo entre ação e pensamento.
Seja líder de sua vida!
Já tomou as “rédeas” de seu destino? Você realmente domina sua vida? Trabalha com o que gosta ou com o que tolera?
Será que não está acovardada (o) vivendo uma vida que não é sua, em um emprego que não é seu, com verdades que você não acredita, usando a desculpa de que “precisa de dinheiro”?
Não estou sugerindo que você abandone o emprego de uma hora para outra, mas que tenha a consciência de sua própria vida. Se o seu atual emprego não lhe agrada, mas é indiscutivelmente sua única opção no momento, é hora de traçar um plano urgente para ter mais opções.
Agora, se já existem outras opções e a verdadeira razão de você continuar neste emprego é a covardia, por favor, tenha a decência de mudar de atitude ou pare imediatamente de ler este texto.
Tenha coragem e esteja disposto a pagar o preço, não há outro caminho para a liderança.
Quem conhece o caminho guia.
Você já tem certeza do caminho que deseja seguir. Está apto a guiar os demais nesta viagem?
Não há problema em ainda estar indeciso. Sempre haverá tempo de se apaixonar.
Apaixone-se por algo. Por uma causa, por um trabalho, por um “fazer”.
Melhor. Apaixone-se por vários fazeres!
Descubra qual deles você deseja e está preparado para executar e execute. Se ainda não está preparado para executar nenhum, prepare-se. O importante é ir para a prática e descobrir seu caminho. Só então poderá guiar outras pessoas por ele.
Então, pé na estrada!
Características do Líder Real
Em todo texto há sempre uma lista de qualidades/competências que se espera de um líder ou de alguém que deseja tornar-se um líder (vide o início do texto).
Também darei minha lista mas com um diferencial. Não acredito que estas qualidades sejam exclusivas da liderança. São qualidades que todos nós devemos cultivar, lideres e liderados, para a construção de uma sociedade melhor em todos os aspectos. Então vamos a elas:

A) VIRTUDE – Não cultive pequenos delitos, poucas falcatruas, uma ou outra mentira, alguma indiscrição… São pequenas raposas que destruirão sua plantação. Não terá alicerce no dia em que teu caráter for testado.

B) SEGURANÇA - Não murmure, não reclame - Murmurar, segundo o Dicionário Aurélio: ü Dizer mal; maldizer; conceber mau. A boca só fala o que farta no coração. A reclamação é sinal de insegurança, quem seguirá um líder que reclama o tempo todo? Que segurança pode passar o inseguro. O maldizer contamina, a ti próprio e a quem te cerca.

C) ATITUDE - “espírito prático”, como diria Gramsci; Abismo entre pensamento e ação inaugurado por Platão; é necessário fazer, por em prática.

D) CONHECIMENTO – Muito pode ser falado sobre liderança, mas, na prática, o conteúdo é o que geralmente decide. É necessário aprimoramento naquilo que se deseja trabalhar. Leitura, pesquisa e graduação no ramo em que se pretende atuar são essenciais para um líder e para qualquer profissional.

E) INCERTEZA SAUDÁVEL – Não adote posturas definitivas ou radicais em assuntos polêmicos e transitórios.Só entre em discussões nas quais você esta verdadeiramente disposto a mudar de opinião. Se não lhe convencerem, ótimo, aumentou sua convicção. Se lhe convencerem, melhor ainda, provavelmente terá aprendido algo novo.

F) DOMINE A LINGUAGEM - Falar e escrever bem são os veículos universais de idéias, sem eles não é possível ir a lugar nenhum e menos ainda guiar os outros. Invista no seu idioma e, após, aprenda e aprimore outros.

G) EMPREENDEDORISMO – Inicie novos projetos e negócios, o país agradece. Se não existe mercado, crie.

H) SOLIDARIEDADE – Seja humano, observe o mundo ao seu redor e preocupe-se com ele. Dê a sua contribuição para o desejado “Mundo Melhor.”

I) DIVERSIDADE – Conforme-se, aceite e aproveite o fato do mundo não ser igual a você. Existem mais coisas, mais formas, mais culturas, mais religiões e não religiões. Tudo isto é ótimo, prova que somos humanos.

J) REDE DE CONTATOS – Sua rede de contatos começa com seus professores. Que tipo de aluno você tem sido? Cerque-se de pessoas que somam, que acrescentam. Das outras, aproxime-se para oferecer ajuda.

K) VALORIZE A FAMÍLIA – O relacionamento que você tem com a sua família irá permear todos os outros relacionamentos.

L) FOCO – Considere aquilo que é fundamental e comece por aí, depois abra o leque devagar para não perder o principal.

M) SEJA HUMILDE E USE O SISTEMA – Busque as coisas que já existem e que pessoas se dedicaram para construir antes de você. Aproveite este trabalho e aperfeiçoe-o.

N) CONHEÇA A TECNOLOGIA – Não seja refém da sua época. Aprenda a manusear as tecnologias que estão ao seu alcance e colabore para a proliferação deste conhecimento.

O) NÃO SE DESLUMBRE – Tudo é efêmero.

P) RESPEITE-SE – Você é o mais importante, não se agrida, não se coloque em situações indesejáveis, não viole seus princípios e sua natureza.
Lembre-se que no final a escolha é sempre sua. Se você sente que nasceu para correr – CORRA! Para voar – VOE!
Mas por favor – NÃO DESISTA DOS SEUS SONHOS.

Helton Fesan

3 comentários:

  1. Registro aqui minha admiração ao escritor Helton Fesan que nos propiciou o encontro com o seu Universo de pura Ética,investigação social e defesa de um norte para as políticas públicas no país.
    Neste texto nos faz refletir sobre as ânsias da vaidade, a importância de ser um líder na própria vida e na busca de seus sonhos, muito mais do que um destaque diante dos outros.
    Fico com sua reflexão que servirá para o resto de minha vida.

    Grato Fesan!

    ResponderExcluir
  2. O que me basta, é ser lider de mim mesma.É saber quando se fecham as cortinas e apagam-se as luzes e a realidade se apresenta não fujo dela pelo contrário, tomo meu lugar ao seu lado e caminhamos juntas. Deve ser muito cansativo se liderança, ter em mente sempre uma ou uma pergunta ou uma resposta genial que façam os ouvintes pensarem " ... oh! como não pensei nisso antes...", estar sempre alerta pois pegarem-se desprevinidas sem " bala na agulha" como dizia o velho malandro comecará a despertar na platéia uma disconfiança e por em dúvida sua fama de líder.


    Neuza de Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Bruno pelas palavras. Mais que um admirador, lhe tenho como companheiro de luta social. Me envaidece lhe ter como amigo.

    Obrigado também à Neuza pela reflexão tão espirituosa. A troca é que nos ensina. As vezes, em certos recortes a liderança se manifesta em nossa natureza sem nos dar escolha. Basta-nos conviver com as consequencias. Uma delas, a solidão... Mas isto é assunto para outro post...

    ResponderExcluir