segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Por que Pantera Negra mexeu tanto com a gente?


Se você é negro, não o simpatizante da comunidade, não o parente de x grau nem o cônjuge apaixonado…. Digo se você é negro, da pele negra sem desculpas e nasceu na década de 80 pra baixo, você só sabe o que é “ser negro” pelos olhos americanos.
Sim, os EUA nos ensinaram o que é Motown, Funk, Luther King, Malcon X, Soul, Blues, Rap, Jckson 5, GlobeTrotters, NBA, O cara negro do Filme Guerreiros, O Jhones no filme do Bruce Lee, Cosbi, Will no Maluco da Pesada, Eddie Murphy, Eddie Murphy e mais Eddie Murphy, Blade, Os irmãos Hines sapateando, Denzel Washington, Morgan Freeman, Oprah, Whoopi Goldberg, Diff'rent Strokes (Arnold) e etc etc etc e … Black Panters!
Sim meus amigos, se não fossem todo esse povo aí, a auto estima não teria resistido e ia morrer de vez.
Tínhamos nossas referências aqui? Claro que sim. Mas eram os Negros Americanos que brilhavam aos nossos como guia e exemplo a se seguir.
Eram mais altos, mais altivos, mais rebeldes, mais ricos e mais negros.
Nós aprendemos sobre nós olhando pra eles, e ainda olhamos.
E quando já íamos nos esquecendo dessa forte referência, aparece o presidente Barack Obama.
O farol estava novamente restabelecido.
Isso explica o fenômeno Pantera Negra mas não o decifra.
A partir daqui, spoilers sensitivos.
Dentro do roteiro de Pantera Negra algumas mensagens se perdem para olhos destreinados mas não para os milhares de espiões de Wakanda que foram espalhados e doutrinados pelo mundo por meio de mensagens subliminares ano a ano, lançadas na mídia e falando aos corações famintos de justiça e liberdade.
Sim meu amigo, se você é um conterrâneo já entendeu tudo neste ponto do texto.
E quantos dos caras citados acima eram de Wakanda... E com Barack, Wakanda governou e se escondeu do mundo ao mesmo tempo.
E agora?
Estamos em guerra irmãos? Nossas tribos se dividem entre os que querem vingança e entre os que querem ser melhores que os opressores, os colonizadores.
É uma guerra ideológica mas também sangrenta, que deixa baixa entre nós e nos tiram os melhores guerreiros.
A questão é: Sabemos que podemos, sabemos que somos maiores e mais mortíferos. Temos mais força e mais ódio, mas também mais consciência e mais amor.
Sim, podemos. Mas devemos?
Eis a mensagem do Pantera. Nosso rei submete a decisão à votação e nós teremos de escolher, como um dia já debateram Zumbi e Ganga Zumba este mesmo tema.
De todo modo teremos que escolher, que seja pelo bem de Wakanda.
Seria o bem de Wakanda o bem de toda a humanidade?
Faça um xis com os braços e abaixe com toda força.
Paz irmão.

Um comentário:

  1. Seu texto é incrível e toca em pontos importantes. E, Pantera Negra me conquistou justamente por isso. Demorei um pouco para assistir, mas depois de tanta gente comentando encontrei o link: https://br.hbomax.tv/movie/TTL714435/Black-Panther e consegui assistir na tv.Lá tem os horários e trailer para ver e rever. Quando vi, notei que realmente é um dos melhores filmes de super-heróis e agora já estou ansiosa para assistir o segundo. Super indico.

    ResponderExcluir